CÂMERAS & VISÃO
(Parte de uma conversa que tive numa noite de novembro do ano passado)
“Eu estive pensando que antes de haver todas essas câmeras em todos os lados fotografando e nos espionando, as pessoas viam mais. Não no sentido de deixarem os celulares de lado para olharem para frente, mas de fato; elas enxergavam muito mais que a maioria consegue enxergar hoje sobre a vida, sobre o que as cercam... sobre o mundo. Agora, temos câmeras na frente e atrás do celular, de vez em quando até mais de uma na mesma traseira, equipadas com vários sensores que capturam uma imagem até melhor que a nossa visão orgânica, o nosso olho, é capaz de capturar numa olhada se a foto já faz uma captura muito mais detalhada em zoom que mantém uma qualidade excelente em frações de segundos.
Mas por mais que tenhamos criado algo melhor que os nossos olhos no quesito da funcionalidade – porque sim, tal coisa funciona para o que foi feita –, nós enxergamos cada vez menos, pois, dentre outros motivos, nos acomodamos e nos deixamos impressionar demais com a nossa capacidade de mecanizar as coisas. Nos adaptamos com a facilidade de maquinar e de programar as sensorialidades humanas, de reproduzí-las fora de nós de modo artificial enquanto se pensava com isso ser possível levar o sentido humano, diferente da sensorialidade, para aquilo que não era humano.
Porém as máquinas não podem nos dar o aprendizado do presente quando não são capazes de analisar o passado, da própria vida ou da história, e ter uma noção de causa e efeito que produza uma consciência histórica que as faria se localizarem no presente e saberem dizer, ao certo, o que aconteceu para tudo que estar do jeito que estar. Não conseguem tirar sentido nem significado das imagens que capturam a não ser te dar links para comprar um produto que está na foto ou elaborar estatísticas, pois a máquina não enxerga, não absorve... Ela apenas projeta e captura, não enxerga de fato, como eu e você carregamos o potencial de enxergar quando olhamos.”
24.09.18
_
Foto de tirada em Santa Teresa - ES.
Foto de tirada em Santa Teresa - ES.
Comentários
Postar um comentário